MARCELO TOPETE

MESTRE

Iniciei a capoeira em Brasília, Distrito Federal no ano de 1995. Após um breve contato com a Senzala do mestre Amendoim (Brasília), retomei os treinos na Escola Brasileira de
Capoeira com o mestre Gustavo Schneider.

Em 2007 mudei-me para o estado do Amazonas, na cidade de Parintins, a fim de assumir a vaga como professor efetivo na Universidade Federal do Amazonas, campus localizado nesta cidade.

De 2009 a 2011 estive residindo em Florianópolis, onde concluí meu mestrado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, sob co-orientação do mestre Falcão, do grupo Beribazu. Treinei com o mestre Nanã do grupo Beribazu em Florianópolis até meados de 2013.

Em 2014, nova mudança de cidade, agora para cursar o doutorado na cidade do Rio de Janeiro. Tive contato com a capoeira do Mestre Nestor, que foi o primeiro autor que li na capoeira lá em meados de 1998. Grandes amigos pude fazer na capoeiragem carioca e além do contato com a capoeira Angola de mestre Ferradura (Rio de Janeiro), me aproximei da capoeira do Mestre Nestor Capoeira, em especial por um contato inicial com o Hugo Amendoim e com o Rafael Bonezinho,
gentes finíssimas e ótimos capoeiras.

E é onde estou hoje. Embora numa vida um pouco nômade, meio "vagabundo confesso", meu coração na capoeira ficou no Rio de Janeiro e nas amizades que deixei e no aprendizado que colhi por lá. Meu interesse na capoeira é explorar o enorme potencial educativo de nossa arte, com especial foco na capoeira sendo trabalhada nas escolas. Em 2013 tive a felicidade de lançar um livro sobre esta temática, fruto de meu mestrado "Capoeira e escola: significados da participação" (Editora Fontoura).

Como professor universitário procuro sempre realizar trabalhos de extensão universitária levando a capoeira às escolas, vencendo preconceitos ainda existentes por estas bandas amazônicas (bem como em várias regiões interioranas deste nosso Brasil enorme e diverso) e divulgando nossa arte.

Copyright © 2017 hmdesigner.

web page was made with Mobirise theme